Fale agora ou…… cale-se para sempre!
O dia tão esperado da maioria das mulheres: O casamento!
Há aquelas que preferem não casar, mas quem nunca se enrolou no cobertor ou lençol quando era criança e fingiu estar “casando”? Portanto meus queridos o Creative Friday hoje é delas, das noivas!
Mas como surgiu o vestido de noiva?
Ao longo da história, o vestido de noiva foi criando diversas formas, cores e feitios. Na Roma antiga, os vestidos de noiva eram um elemento central no ritual religioso e no Egito o branco era a cor base de quase todas as cerimônias. Na idade média, os bordados predominavam nos vestidos de casamento da nobreza. Como antigamente o casamento era algo comercial, o vestido de noiva servia justamente para mostrar que a família tinha posses. A cor mais usada na cerimônia era o vermelho, que tinha como significado “sangue novo”, para a continuação da família. No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.
Sobre a origem da cor branca no vestido, registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Um dos motivos da escolha foi que Mary fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.
No século XVII, a rainha Maria de Médici, da França, usou também a vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, o que causou uma confusão na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente o preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.
Porém, os mais românticos, atribuem a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um traje deslumbrante, ela escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira, véu branco e sem coroa, o que também foi inédito. O branco teve como significado a pureza e a virgindade. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados no
utras ocasiões.
Somente na década de 1920 o vestido de noiva passou a ter o branco como cor padrão. Nesse período as mulheres começaram a lutar por direitos iguais e a moda sofreu mudanças drásticas, mas a peça tornou-se símbolo da pureza e do ideal romântico do casamento. Existem mulheres e tradições, como a cultura indiana, que ainda casam com vestidos coloridos e exuberantes.
Normalmente, após o casamento existe a superstição da noiva jogar o buque de flores, com a intenção de desencalhar alguma “amiga”. (^-^)”
Enfim, ter uma festa de casamento é praticamente um dos sonhos realizados, mas existem vários outros fatores que você deve se perguntar a respeito, as consequências de um casamento e o dever respeitar quem você ama.
E como existe muito amor aqui no Blog, criamos alguns modelos para você se inspirar: