Profissão Modelista

FOTO1

O modelista  é o profissional que traduz para o papel os conceitos e criações do estilista. É um personagem fundamental na produção de roupas, e a relação entre eles deve ser bastante entrosada, para que ambos consigam tornar as idéias realidade.

imagem 03

Uma das qualidades essenciais de um modelista é calma e talento para lidar com geometria e cálculos, já que ele irá atuar quase sempre com réguas e escalas, e saber discernir os mais distintos tecidos e caimentos, conhecimento essencial para um bom resultado final. Neste setor, o grande diferencial é saber perseguir a perfeição de forma positiva, pois tais profissionais trabalham com medidas e proporções exatas. Assim como o estilista, o modelista também deve ser inventivo, pois muitas vezes cabe a ele buscar soluções e ajustes para as ideias ainda imperfeitas do estilista.

imagem 04

Ao ver um esboço do criador nas mãos, o modelista visualiza a veste fracionada em diversos elementos – mangas, gola, bolsos, entre outros. Ele reproduz cada um deles no papel e depois corta estas figuras, que orientarão, a partir daí, os responsáveis pelo corte e costura.

imagem 05

O segmento da moda carece, porém, de mão de obra especializada em modelagem. No dia 02 de Setembro de 2011, o site da Jornalista Gloria Kalil publicou uma matéria sobre a carência de profissionais da área de Modelagem e sobre o excesso de Estilistas no mercado. A matéria é alerta da carência, mais uma vez, para a falta de bons profissionais em modelagem de roupas. Atualmente, é um dos profissionais mais requisitados do mercado, e pode tanto ser contratado diretamente de uma empresa, quanto trabalhar como prestador de serviços para diversas empresas / estilistas, com remuneração por trabalho.

Para a elaboração do molde, podem ser utilizadas duas técnicas: a modelagem bidimensional, plana ou malharia, e a modelagem tridimensional, conhecida como moulage.

Na modelagem plana, parte-se do traçado de retas, curvas e pontos de referência, que darão origem a diagramas, com base em medidas predeterminadas (normalmente, de acordo com a grade de tamanhos de cada empresa). O modelista redesenha estes diagramas conforme sua interpretação do modelo, alterando formas e medidas, e resultando em formas que recobrem a estrutura física do corpo.

imagem 06

A modelagem tridimensional, processo conhecido também por moulage, é uma técnica na qual o tecido é manipulado diretamente sobre um manequim de costura, criando-se o modelo. A técnica confere agilidade e bons resultados no que se refere a caimento.

imagem 07

O mundo da moda é exigente: as medidas e proporções têm que ser perfeitas, e preferencialmente seguir vestindo sempre determinado corpo e tamanho igualmente. É preciso ser criativo para entender o que espera o idealizador da peça, mas é necessário atenção para alertá-lo quando uma ideia parecer ser irreal demais, seja por modelagem que não funcionaria ou por uma que tornaria o custo muito acima do pretendido pela empresa.

FOTO 02

*

Por Keyla Ferreira, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s