Movimento Hippie
Este movimento que nasceu na Califórnia, especificamente na Carolina do Norte no ano de 1966, foi criado por jovens ricos que sentiam que algo precisava ser feito para mudar o rumo da história do mundo. Eles questionavam a guerra do Vietnã, a sociedade capitalista, a sociedade industrial e muitos deles deixaram o conforto de seus lares para sentir na pele a vida na natureza, surgindo então as comunidades alternativas.
O objetivo destes jovens era acabar com os valores instituídos pela sociedade, com o consumo e com a alienação da massa.
Naquela época estavam acontecendo fatos muito importantes como: a corrida espacial, a guerra do Vietnã, a construção do muro de Berlim, a morte do líder Martin Luther King, a popularização da pílula anticoncepcional, etc.
A cultura oficial da época era voltada a exaltação do trabalho, aos maquinários industriais, a objetividade, a razão, etc. Mas para os Hippies que caminhavam na contracultura (cultura underground) a exaltação da natureza e o artesanal, onde os instintos humanos viriam em primeiro lugar, eram valores mais importantes que eletrodomésticos, carros, e as notas de dinheiro. Acreditavam que quem conseguisse viver sem estes itens, conseguiria ser verdadeiramente livre, e poderia viver seus desejos sem opressão. Sexo, drogas e rock in roll!
Estes jovens acabaram por ditar a moda daquela época e eram reconhecidos por peças como:
- Sandálias artesanais e de couro;
- Calças boca de sino;
- Calças jeans;
- Bijuterias artesanais (miçangas e fios entrelaçados);
- Estampas (cores fortes, formas orgânicas e psicodélicas);
- Peças com franjas;
- Batas bordadas;
O movimento sessentista foi muito além do “paz e amor” e “faça amor não faça guerra”. Toda trajetória destes jovens revolucionários foi importante para entendermos o verdadeiro significado do movimento. Através dele, iniciou-se a revolução social, para negros, mulheres e homossexuais. E pudemos desde aquela época ter uma consciência para com a natureza, como o tema tão trabalhado atualmente: a sustentabilidade.
Deste grupo derivaram outros, como os místicos, os ambientalistas, os culturais, entre outros.
Para criar uma coleção, pesquise fundo as décadas, os fatos, os movimentos e acontecimentos históricos e sua coleção terá uma pesquisa rica, fora do óbvio. Você pode se surpreender!
*
Por Crislaine Lima, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21.
Manual Arte de Vestir Sigbol Fashion.
Belo post e lindas fotos! Bem esclarecedores *-*
Pra mim o melhor estilo, acredito que o boho tenha saído dai também.
Olá Dani, boa tarde!
Agradecemos o carinho e sim o estilo boho é uma derivação do hippie, porém também é um mix de referências e influências de outras vertentes!
Nos acompanhe nas redes sociais e para mais informações venha nos conhecer 😉