Ao fazer uma peça a escolha do tecido influencia muito no caimento e na aparência, mas além de cor, brilho, beleza e caimento que o tecido dá, sua composição pode interferir na função de sua peça.
Veremos as diferenças que as composições de algodão e poliéster proporcionam, descobriremos as vantagens e desvantagens dos mesmos.
Algodão
Fibra natural feita a partir da planta de mesmo nome. Tecidos com composição 100% algodão são os mais utilizados nas roupas de todo o mundo.
Vantagens: o tecido da fibra proporciona a sensação de leveza, frescor, conforto e absorve o suor. É comum descrever o algodão como um tecido que “respira”. Ele também é fácil limpar, além de resistir a temperaturas altas na passadoria.
Desvantagens: a pigmentação não prende tão bem no algodão como no poliéster, amassa fácil e encolhe quando lavado.
Exemplos de tecidos de Algodão: Tricoline, Brim, Piquet e Cambraia.
Poliéster
Proveniente de fibras artificiais/ sintéticas tem a aparência de um tecido, mas é um fio de petróleo.
Vantagens: não amassa, secagem rápida, não desbota tão facilmente além de ser um tecido mais barato.
Desvantagens: impede a entrada do ar e não permite a saída do calor do corpo, esquenta muito e retém a suor causando o odor, ou seja o mau cheiro. Tem menor durabilidade e pode formar bolinhas, não é resistente a altas temperaturas.
Exemplos de tecidos de Poliéster: Neoprene, Crepe, Cetim, Musseline e Paetê.
Misto
Quando misturam as duas fibras!
Um tecido misto é composto por uma porcentagem de algodão e por outra porcentagem de poliéster. O tecido misto é usado principalmente para fabricar roupas que as pessoas possam lavar e usar sem precisar passar, e que serão mais resistentes do que as roupas só de algodão, além de aguentarem mais lavagens, tipo esportivas.
Vantagens: Um tecido misto de poliéster e algodão é versátil, pois fica fresco e leve como o algodão, mais forte, durável e não amassa com facilidade como o poliéster. As roupas deste tecido encolhem pouco se comparadas a roupas 100% algodão.
Desvantagens: A adição de poliéster ao algodão pode fazer com que o tecido fique com bolinhas e não aguente tão bem temperaturas altas.
Exemplos de tecidos mistos: Tricoline, malha e piquet.
*
Por Keyla Fernandes, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.