Comprou aquela peça há anos atrás e quer reutilizá-la? Confeccionou uma peça e o resultado não ficou legal? Ou quer combinar cores mas não sabe quais e nem como?
Segue abaixo algumas dicas ♥:
No caso de peças que foram danificadas pelo mau uso de máquinas como, por exemplo, a overloque, o melhor jeito de disfarçar é a customização, através de aviamentos como rendas, laços, tecidos com estampas diferenciadas, ou até mesmo uma estampa feita á mão.
Em peças que foram cortadas sem a margem de costura, não dê o tecido como perdido, basta cortar uma faixa de outro tecido e coloca-lo no lugar da margem que não foi feita. Esse outro tecido pode ser estampado ou de uma cor diferente podendo fazer uma combinação de cores em uma única peça.
Confeccionou uma peça e sobrou retalhos, não jogue fora. Reutilize-os como acessórios. Uma costura e um pouco de criatividade podem ajudar no reaproveitamento de todo o material.
Tem uma peça guardada ou já velha e não aguenta mais usá-la, não a jogue fora. O tingimento pode ser uma saída para um novo visual com um custo beneficio baixo. O tingimento com ingredientes naturais como o café, cebola e feijão, valoriza a peça dando um ar mais charmoso além de ser sustentável.
Gostou? Mesmo? Quer mais dicas?
O nosso curso de Customização te ensina tudo isso e muito mais (MUITO! Muito mesmo). Vem com a gente!
*
Por, Valdirene Maria professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.
Referências: 1