Jacquard é o nome dado para as padronagens complexas de um entrelaçamento do tecido, que forma desenhos em baixo ou alto relevo, e é muito utilizado em vários segmentos, em tecidos planos ou malhas.
Anteriormente, era muito usado em artigos de decoração, mas passou a ser usado como material para confecção de peças do vestuário.
As peças confeccionadas em jacquard deixam o look com ar mais retrô. Para este inverno, as modelagens desconstruídas e as cores vivas deixam as peças mais modernas.
Como todas as outras peças, procure seguir as informações que estão na etiqueta. Se a peça for em jacquard de algodão, não misture com outras peças, procure lavar no modo leve para não danificar, e evite a secagem, para que a peça não encolha. Use sabão neutro para não manchar. Casacos, jaquetas e vestidos devem ser guardados, pendurados em cabides, já as saias e calças, dê preferência para dobrá-las em gavetas.
Para quebrar o visual arrumadinho das peças em jacquard, coordene com peças esportivas, como shorts ou jeans sequinho o visual fica mais jovem e descolado e, para este inverno, a proposta é mesclar a peça em jacquard com peças em modelagem oriental.
*
Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.