Todas as máquinas, agulhas e até mesmo pontos e costuras são classificadas segundo normas técnicas obrigatórias, como a ABNT, ABIT, Abravest e ISO. Hoje vamos falar sobre a classificação das costuras, que de acordo com a norma técnica (ISO 4916:1991), são divididas em oito classes,
Já falamos aqui no blog sobre as numerações e como utilizar as agulhas, em uma próxima matéria iremos falar sobre as classes de pontos de costura, mas agora entraremos nas classificações das costuras que são divididas nas seguintes classes:
Classe 1- Costura sobreposta.
Trata-se de costura feita sobre outra, pode ser feita com os pontos 301 ou 401 para criar uma costura mais simples, esse ponto é muito utilizado para fazer costuras mais resistentes em camisetas e lingeries.
Classe 2- Costura rebatida.
Esse tipo de costura é semelhante à costura Francesa, aquela usada em calças jeans e camisaria, é uma costura que auxilia para que o tecido não desfie. Podem ser usadas máquinas com uma ou mais agulhas, o ponto utilizado para essa ação é o 401, é considerada uma costura extremante resistente.
Classe 3- Costura de borda.
Também conhecida como debrum, é uma limpeza usada nas peças para que a costura não apareça nua. É aplicado principalmente em golas de camisas, vestidos, etc. Os pontos para obter essa costura são os 401 (ponto corrente) e o 201 (ponto fixo).
Classe 4- Costura Plana.
Também chamada de costura de extremidades, onde duas bordas de tecido são costuradas. O objetivo desse tipo de costura é manter a uniformidade e não dar aparência alta na costura, como cuecas e roupa modeladoras. O fio que passa pelo louper deve ter a tensão suave, porém resistente, dessa forma a costura fica com aspecto liso e plano, por isso esse nome. Essa costura usa os pontos zig zag, ponto corrente/ de cobertura e pontos da classe 600.
Classe 5- Costura Decorativa/ Ornamental (enfeite).
Pontos ornamentais são pontos de decoração e para acabamentos com desenhos ou tubos recobertos dando uma aparência de relevos nas peças.
Classe 6- Overloque.
Ponto muito conhecido por todas nós costureiras, é uma forma de chuleio onde a borda do tecido é levemente dobrada e recoberta pelo ponto para que não desfie. É utilizado para pontos de vistas, braguilhas e acabamentos internos.
Classe 7- Anexação de itens.
É considerada a costura que anexa mais de uma forma de costura, como por exemplo, quando usamos a overloque e o ponto corrente de galoneira para rebater os elásticos de lingeries.
Classe 8 – Costura alinhavo.
É o famoso ponto a Mão, que usa apenas uma agulha e é fácil de arrebentar.
Para ficar especialista nesse tema e ampliar as possibilidade de trabalho nesse setor, conheça nosso curso de corte e costura.
*
Por Andreia de Araujo, coordenadora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18.
Parabéns pelas informações.