O que é Tecido Não Tecido? Qual a finalidade? Que explosão de dúvidas! Mas nós também temos uma explosão de explicação pra você.
O TNT na verdade é a sigla para tecido não tecido, é um tecido classificado como um não tecido. É produzido a partir de firas desorientadas que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis mais comuns que são fiação e tecelagem (ou malharia).
Alguns pesquisadores, afirmam que o TNT surgiu no Egito, por volta do ano 2400 a.C.. Mas foi na década de 1950 que começaram a ser instaladas as primeiras fábricas de TNT da América do Norte, México e Europa.
Ele surgiu com a necessidade de simplificar o processo têxtil, desenvolver novos tipos de produtos, reciclar resíduos e fibras têxteis e também uma nova possibilidade de aplicação e desenvolvimento de outras áreas industriais.
Há basicamente dois tipos de TNT, os duráveis e os que não duram, podendo ambos serem produzidos a partir de fibras naturais ou sintéticas.
Esse tipo de tecido é muito barato, por conta da capacidade produtiva. Sem contar que é muito utilizado em artesanato e decorações de festas em geral, pois pode ser encontrado em diversas cores, fora a facilidade com que pode ser trabalhado. No caso da lã, o TNT produzido chama-se feltro.
Mas existem também outros tipos, como tecidos higiênicos, tecidos hospitalares, geotêxteis, etc. No mundo fashion ele também é muito usado, não só em confecções como também na elaboração de novas criações de estilistas.
*
Por Paola Sanguin, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, e Manual Dicionário da Moda Sigbol Fashion.
Parabéns pelo artigo, o TNT realmente é muito versátil, e utilizado em várias situações, o que mais acho interessante nele é que você pode cortar o tecido e fechá-lo até com solda eletrônica.