Muitas pessoas possuem dúvidas sobre esse assunto ou dizem: “Eu não preciso saber desenhar, eu costuro! Ou… Eu não preciso saber costurar eu desenho!” Mas afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra? É bom lembrar que desenho e modelagem são etapas diferentes no processo de produção, mas estão completamente interligados.
O desenho de moda, conhecido como croqui, tem como função retratar a ideia de onde o estilista parte para desenvolver sua coleção.
No decorrer do processo, o croqui precisa ser representado de forma plana, através do desenho técnico, que irá descrever todos os detalhes da peça.
O principal objetivo da ficha técnica é comunicar ao modelista todas as ideias do designer. Anotações, medidas, os materiais utilizados. Quanto mais detalhada for a ficha técnica, mais fácil será na hora de modelar a roupa. Por isso que o desenho e a modelagem devem estar perfeitamente alinhados.
O desenho e a modelagem são muito utilizados nas confecções. Quem possui conhecimento nesta etapa de criação, ganha rapidez, competitividade e qualidade no mercado de trabalho. E você está esperando o quê para se tornar um profissional na área de moda? Conheça os nossos cursos de Especialização em Desenho de Moda e Estilo e apaixone-se!
*
Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.
Apostila de Desenho de Moda, Apostila de Estilo.
Imagens: Acervo Sigbol Fashion