A resposta é bem simples: vale a pena sim, porém não é tão fácil como muitos imaginam. Será preciso planejar muito bem tudo isso antes de partir para a montagem, ter o máximo possível de dedicação ao trabalho no atelier e buscar sempre maneiras de divulgar esse novo negócio para se tornar uma verdadeira referência em sua região. Então não basta saber como montar e ficar de braços cruzados, é preciso trabalhar e agir o quanto antes se quiser ter sucesso com seu novo espaço de trabalho.
Um ateliê de costura é um negócio voltado para confecção de vestimentas exclusivas para serem usadas tanto em situações mais comuns, como trabalho e reuniões com amigos, por exemplo, até mesmo para eventos, casamento, teatro, cinema e muito mais.
Com a possibilidade de dispor a roupa conforme a vontade do cliente, a chance de ter muito sucesso é enorme, visto que muitas pessoas não querem ficar muito parecidas umas com as outras, essencialmente em determinadas ocasiões.
É importante que os profissionais do ateliê de costura que atuem diretamente na produção dos vestuários tenham em mente que a roupa faz parte da identidade de cada pessoa e os gostos devem ser respeitados sempre.
Fazer um site para divulgação é uma boa ideia, ainda mais que estamos em tempos em que a informação é fundamental para qualquer tipo de negócio ou transação comercial. Mostrar como o trabalho é feito, os serviços oferecidos, possíveis prazos de entrega. Não deixe também de usar as redes sociais, pois elas são perfeitas para quem quer fazer publicidade de maneira mais eficiente e espontânea. Hoje em dia, diversos teóricos afirmam que o futuro da propaganda está nas relações entre as pessoas, que podem ser vistas nas redes sociais.
Como empreendedor individual, você pode regularizar a situação do seu negócio tendo registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Desta forma, é possível conseguir empréstimos bancários com mais facilidade, fazer o pagamento do INSS (o que garantirá a aposentadoria), negociar com outras empresas, passar notas fiscais, além do acesso à orientação comercial gratuita oferecida pelo Sebrae.
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Por Keyla Ferreira, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.