A história das estampas

Você sabe como surgiram as primeiras estampas? Então senta que lá vem a história…

As estampas podem tanto ser aplicadas por vários e diferentes métodos, porém a mais antiga é feita por blocos de madeira. Alguns anos mais tarde surgiram as estampas utilizando a tela de stencil e os rolos de cobre gravados.

Os fenícios produziram os primeiros tecidos estampados, usando o método de estamparia em blocos e a tecelagem trabalhada em fios de diversas cores formando estampas muito apreciadas pelo mercado. Outro método usado era o stencil, em diferentes estamparias, além de bordados em cores ricas e vibrantes. Mas, os tecidos estampados só passaram a ser utilizados na Europa após o século XVII.

Porém, existem exemplos de estamparia utilizando blocos de madeira sobre linho, durante a Idade Média, técnica esta que foi muito provavelmente trazida da Ásia e introduzida pelos romanos na Europa. A Índia era mestra na arte de estamparia sendo que seus produtos superavam, em muito, o trabalho feito pelos Persas e Egípcios.

Estampas usando técnica de serigrafia sobre linho foram escavadas pelos arqueólogos em tumbas egípcias de 8.000 anos. Seda estampada foi encontrada em escavações a leste do Turkistão e Kansu muito provavelmente originárias da dinastia Tang chinesa. Hoje já temos diversas variações e técnicas de estamparia.

Em nosso curso de Estilo –  Design de Moda, você aprende a desenhar suas próprias estampas e aprende muito mais sobre história da moda. Confira:

*

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.

Deixe um comentário