Com as nossas rotinas transformadas nos últimos meses por conta da pandemia, podemos usar os momentos de “isolamento” para aumentar nossa bagagem cultural com filmes, livros, documentários, boas histórias e novas formas de absorver e fazer conteúdo. Aqui segue uma lista de filmes, séries, documentários e desfiles muito interessantes que te ajudaram na hora de criar!
- Studio Ghibli
Studio Ghibli é um estúdio de produção de animações japonesas mundialmente conhecido e aclamado! Suas produções nos levam para diferentes épocas e lugares orientais, importantíssimos para os estudantes de história da Moda e para quem busca inspiração! Suas cores, ambientes, cenários são super coloridos e cheios de detalhes, vale a pena conferir cada uma deles!
E todos os filmes estão disponíveis na plataforma Netflix!
- Queer Eye
Queer Eye é uma série americana de 2018 apresentada por especialistas na área de culinária, design, cultura, cuidados pessoais e moda! Juntos, esses especialistas formam um time de megaprodução para melhorar a vida dos participantes do reality show, não só com cuidados externos mas com cuidados internos também! É super emocionante e divertido!
Também disponível na Netflix!
- Next In Fashion
Para quem gosta exclusivamente de Moda e quer entender como a criação e a costura acontecem é esse o momento!
Next In Fashion é uma produção da Netflix, um reality show que conta com 18 participantes que precisam passar por desafios semanais que envolvem desenvolver looks dentro de um tema pré selecionado, cuidando da criação, produção e styling de cada look desenvolvido.
- Rupaul’s Drag Race
Seguindo o gênero de reality shows de competição temos o sucesso de Rupaul’s Drag Race, aclamada pelo público a mais de 10 anos, a fórmula do programa sempre foi a mesma: semanalmente, as drag queens competidoras participam de gincanas e provas orientadas por RuPaul, onde são testadas suas habilidades em canto, dança, costura, talento, humor e personalidade. A eliminação é progressiva, em cada episodio uma participante é eliminada. Ao sobrar uma determinada quantidade de participantes é realizada a final do programa consagrando a vencedora.
- Os delírios de consumo de Becky Bloom
Seguindo para os nossos filmes queridinhos, temos Os delírios de consumo de Becky Bloom, uma comédia romântica que conta a história de Rebecca, uma garota que adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças. Os figurinos dão um show a parte nos mostrando diferentes formas de combinar texturas e cores! É incrível, e bem divertido também! Disponível na Netflix!
- O Diabo veste Prada
Este é um clássico que adoramos, também uma comédia romântica que conta a história de Andy Sachs, uma aspirante a jornalista, que acaba trabalhando como estagiária numa revista de Moda, A RUNWAY! O filme mostra que o mundo da moda não é superficial e o desenrolar da personagem de Anne Hathaway nos esclarece isso!
- Animais Noturnos
Animais Noturnos, diferente do que já vimos na nossa lista, é um drama cheio de simbolismos, dirigido pelo estilista Tom Ford, que por si só já é uma lição de casa e tanto! O drama conta as desavenças de um casal que lida com o abandono e escolhas divergentes!
- The weird science of Alexander Mcqueen
Agora com performances e desfiles incríveis temos Alexander Mcqueen, mais um artista que um estilista, que tragicamente faleceu em 2010 nos deixando um legado incrível e pessoal que nos faz questionar até onde é MODA e até onde é ARTE!
No vídeo abaixo, Alexander questiona a massificação da indústria da moda, onde máquinas supostamente substituem a mão de obra humanizada!
- A costura do invisível
Em 2004, no SPFW, elaboradíssimas roupas construídas em delicado papel eram desfiladas por modelos com perucas playmobil numa performance que simulava um desfile de moda. As roupas foram confeccionadas em papel vegetal de diversas gramaturas e modeladas milimetricamente sobre os corpos das modelos de forma primorosa. Foram consumidas meia tonelada de papel e mais de 700 horas de trabalho.
O que acontece após o desfile é surpresa! Confira:
*
Por Mayara Behlau, professsora do Núcleo de Criação da Sigbol.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5 e 6