A alta-costura é nada mais que a criação e confecção de roupas femininas sofisticadas e originais, exclusivas.
É um mercado em constante crescimento. As maisons de moda aumentam suas vendas a cada dia e clientela está se expandindo e diversificando. O que antes era considerado velha guarda, reservado apenas aos tapetes vermelhos e casamentos grandiosos, de repente tornou-se algo mais fresh e relevante para as necessidades emocionais dos consumidores. A busca pelo desejo de individualidade e autenticidade. Onde a relação entre a marca e o cliente se destaca com a magia e a experiência de possuir uma roupa sob medida e exclusiva.
É onde o designer fashion pode se expressar, e a criatividade em ação une a tradição com a inovação. Hoje, novas tecnologias estão ajudando a quebrar barreiras quando se trata da alta-costura, com materiais, técnicas e abordagens inovadoras que despertam o interesse de novas audiências – incluindo os millennials.
A alta-costura também está deixando sua marca nas roupas de varejo, como por exemplo, estilistas fazendo parcerias com lojas de departamento e coleções cápsulas.
A magia da alta-costura é uma proposta sedutora – tão exclusiva que poucos de nós poderão experimentá-las. Talvez, roupas que a grande maioria das pessoas no mundo nunca verá de perto, elas nunca tocarão, nunca estarão na mesma sala que elas. É tão inspirador que é de tirar o fôlego. Manter as tradições artesanais de uma maneira nova e moderna? Não é de se espantar que a alta-costura tenha se encontrado na era do Instagram.
*
Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion